terça-feira, 22 de setembro de 2020

70ª edição da Regata Santos-Rio é confirmada

Está confirmada a realização da 70ª edição da Regata Santos-Rio, a mais tradicional do país de Vela de Oceano e mais difícil, com largada marcada para 12h no dia 23 de outubro, sexta-feira, da Baía de Santos, e chegada na Ilha da Laje, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro em uma distância aproximada de 180 milhas náuticas, cerca de 300km. A organização é do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro, com chancela e apoio da ABVO, Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Para esta edição especial, já estão confirmados velejadores e veleiros do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia além grandes nomes da história da Vela brasileira. Entre eles o bicampeão olímpico da classe Star, Torben Grael, que levou as medalhas de Ouro em 1996 em Atlanta, nos EUA, e 2004 em Atenas, na Grécia, que possui títulos da Santos-Rio. Torben tem ao todo cinco medalhas olímpicas somando uma Prata em Los Angeles (Soling) e dois Bronzes em Seul e Sydney (Star). Ele também detém o recorde com cinco títulos na Santos-Rio junto com Eduardo Souza Ramos . Seu irmão, Lars Grael, que soma duas medalhas de Bronze nos Jogos de Atlanta e Seul, na Coreia do Sul, na classe Tornado, também irá competir na 70ª Santos-Rio.

"A Santos-Rio é a síntese da história da Vela de Oceano no Brasil. Será minha 18ª participação, fui muito ativo nas décadas de 80 e 90 e agora motivado por tudo que está passando no país e também pela Vela de Oceano celebrando a 70ª edição dessa regata que é a mais importante do Brasil", disse Lars Grael. 

"Será sem dúvida um grande evento. Estamos preparando uma competição especial com todos os cuidados e protocolos diante da pandemia do COVID-19 dos tripulantes e dos dois clubes, o ICS e o ICRJ", disse Mario Martinez, comodoro da ABVO: "Expectativa é de 40 barcos. Todos os campeões da Santos-Rio presentes nessa edição serão homenageados na largada, teremos a presença de uma fragata da Marinha do Brasil, um desfile de Barcos a partir das 10h30 na Ponta da Praia em Santos e uma salva de canhão para cada barco vencedor da história da Santos-Rio", seguiu. 

 Também em comemoração à data, o Iate Clube de Santos, Embaixador La Belle Classe no Brasil, oferecerá aos três primeiros colocados da Classe Clássicos o troféu que representa o prêmio internacional da regata de veleiros clássicos mais antiga do mundo organizada pelo Yacht Club de Monaco, a Regata La Belle Classe  

  "Somos o único clube da América Latina com aprovação de levantar esta flâmula e poder fazer isso na comemoração das 70 edições da Regata Santos-Rio é uma satisfação imensa também abraçada pelo ICRJ e a ABVO", disse o Comodoro do Iate Clube de Santos Berardino Antonio Fanganiello.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário