A equipe de “Basquete de Cadeira de Rodas” de Ribeirão Preto se reúne na próxima sexta-feira (01/10), às 8h30, com os alunos do 4º ano do Colégio Marista Champagnat. O encontro é consequência de uma ação de troca de lacres de alumínio por cadeiras de rodas, organizada pela turma. “Será um momento de partilha e sensibilização das crianças”, enfatiza a professora Marina Mariotti.
A ideia é que os alunos troquem informações com os atletas e compreendam as dificuldades que os cadeirantes enfrentam no dia a dia. Mas a interação não para por aí. Os estudantes vão jogar uma partida de basquete com os atletas e sentir como eles superam as adversidades por meio do esporte.
A professora Marina conta que a ideia partiu dos próprios alunos, que decidiram ajudar uma campanha do Instituto Entre Rodas, como parte das atividades do Projeto de Intervenção Social (PIS) do colégio. A campanha arrecada lacres de alumínio que serão doados e revertidos na compra de cadeiras de rodas.
Os alunos batizaram o projeto como “Lacre do Bem”. “A intensão é de promover no estudante o sentimento de empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, conhecê-lo, percebê-lo também como sujeito de direitos”, explica a professora.
A turma está se movimentando para juntar a quantidade necessária de lacres e transformá-los em uma cadeira de rodas (veja foto). Para isso, os alunos precisam juntar aproximadamente 3,2 milhões de lacres, o que corresponde ao volume de 140 garrafas pet cheias de lacres até a tampa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário