terça-feira, 18 de outubro de 2022

Sesc São Paulo e CBCISS promovem 6º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol

O Sesc São Paulo, em parceria com o CBCISS - Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio em Serviços Sociais, realiza no Sesc Belenzinho, dias 26 e 27 de outubro, o 6º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol.

O Seminário propõe à sociedade a reflexão “Prevenção e combate ao tráfico de crianças e adolescentes”, tendo por objetivo problematizar as violações de direitos existentes no cenário do futebol e propor estratégias para seu enfrentamento.

O evento pretende refletir acerca da direção social do trabalho profissional da/o assistente social no esporte para que se mantenham permanentemente vigilantes em seus posicionamentos éticos e políticos, de modo a transformá-los em ações que enfrentem as diversas manifestações de violações de direitos da criança e da/o adolescente em formação no futebol brasileiro.

Este espaço de reflexão ressalta que a criança e a/o adolescente são sujeitos de direitos, destinatários de absoluta prioridade, respeitando sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, portanto, não podem sofrer nenhum tipo de negligência, de discriminação, de exploração e de violência.

O Seminário reunirá profissionais das áreas de Serviço Social, Educação Física, Direito, Jornalismo e Psicologia, que compartilharão suas experiências voltadas às infâncias e juventudes, especialmente no futebol, visando a construção de um saber coletivo.


6º Seminário Nacional Serviço Social no Mundo do Futebol

O Seminário será iniciado com Cerimônia de Abertura, seguida da primeira mesa, que contará com a presença de Danilo Santos de Miranda, o diretor do Sesc São Paulo, ao lado de Ilda Lopes Rodrigues da Silva (Presidenta do CBCISS e Professora da PUC-Rio), Patrícia Maria da Silva (Mestranda EACH/USP e Integrante do Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS/SP e da gestão 2020/2023 do Conselho Regional de Serviço Social), e Silvana Trevisan, representando a Comissão Organizadora e Assistente Social do Sindicato de Atletas Profissionais de SP.

Na sequência, haverá a Conferência de Abertura: O que move o ser humano?, ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de São Paulo Dennis de Oliveira, membro da Rede Antirracista Quilombação e autor dos livros "Jornalismo e Emancipação: uma prática jornalística baseada em Paulo Freire" (Appris, 2017) e "Racismo estrutural: uma perspectiva histórico-crítica" (Dandara, 2021).

Após um breve intervalo, a mesa O sonho de acesso ao futebol profissional tem por objetivo apresentar diagnósticos, panoramas, contextos e reflexões críticas a respeito do mundo do futebol profissional, abordando questões que embalam o sonho de acesso de crianças, adolescentes e famílias a esse universo.

Será uma oportunidade para abordar aspectos operacionais dos percursos para a entrada nos grandes clubes de futebol, processos de captação, avaliação, fluxos migratórios internos, impacto na vida das famílias, perfis das bases dos clubes, entre outras questões.

Participam Andrei Kampff, jornalista e bacharel em direito, pós-graduado em direito desportivo, criador do portal Lei em Campo e colunista de direito no portal UOL; Shaiana Souza, psicóloga social no Fluminense Football Club e psicóloga esportiva no Centro Esportivo Mangueira; Ricardo Barros, assistente social da Sociedade Esportiva Palmeiras, com experiência no Red Bull Brasil e Santos Futebol Clube e do Paraisópolis Monica Melo da Silva, pedagoga, diretora do Palmeirinha Paraisópolis e Técnica do Palmeirinha feminino; com mediação de Ruth dos Santos, educadora física, especialista em gestão cultural e Assistente Técnica na Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo (SESC-SP)

Após o almoço, a mesa Categorias de base: percurso da formação profissional e os riscos de violações de direitos tem como proposta analisar riscos, ameaças a direitos, violações, que se fazem presentes na busca pelo acesso aos grandes clubes de futebol por crianças, adolescentes e suas famílias.

A mesa será composta por Diego Garcia, jornalista esportivo, colunista do UOL; Sarah Hakim, advogada, diretora da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo e uma das responsáveis pelo PL 3713/21 para tipificar como crime o tráfico desportivo; Danielle Cramer, Procuradora do Ministério Público do Trabalho e vice coordenadora do grupo de trabalho "Atletas Adolescentes" da COORDINFANCIA - MPT e Débora Menezes, Assistente Social Fluminense Football Club; mediada por Thais Toledo, Assistente Social e Gestora de práticas humanizadoras e colaborativas, idealizadora da ACESSOSS - Intervenções sociais e gestão sistêmica para o Esporte.

Finalizando a programação do Seminário, o dia 27 de outubro reserva a mesa Direitos para uma migração segura no futebol. A proposta é olhar para o universo do sonho, de ingressar em um clube de futebol, e a realidade desta transação para o exterior. Serão discutidos os principais pontos que devem ser observados neste momento, a atuação dos profissionais do serviço social e o risco do tráfico de pessoas.

Para este debate, estarão presentes Silvia Paixão Boaventura de Almeida, assistente social do Capivariano Futebol Clube; Felipe Hideki Sakamoto, Consultor de Futebol em AGM Educación – Zaragoza, Espanha e Diretor Geral da Academy Ltda – Kansas, Estados Unidos; Carolina Melo, gerente de Futebol Feminino no Atlético Mineiro; e Vitor Del Vecchio; advogado e mestrando em Direito Internacional, pesquisador do NEPO - Núcleo de Estudos Populacionais da UNICAMP / Observatório das Migrações e do GEDC - Grupo de Estudos de Direito Internacional da USP.

A mediação será de Regiane Cristina Ferreira, integrante do Comitê Assistentes Sociais no Combate ao Racismo do CRESS-SP e assistente social no Sport Club Corinthians Paulista.  

SERVIÇO

6º SEMINÁRIO NACIONAL SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO DO FUTEBOL

Local: Sesc Belenzinho

Data: 26/10/2022

Horário: das 09h30 às 17h

Data: 27/10/2022

Horário: das 10h30 às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário