Com uma temperatura externa de aproximadamente 35 graus centígrados e, na pista, praticamente de 60 graus, o primeiro teste de pneus da nova categoria TCR South America, realizado ontem (segunda-feira, 11/01), no Autódromo do Velopark (RS), não poderia ter sido melhor. Essa foi a avaliação do experiente Nonô Figueiredo, que conduziu o Audi RS3 LMS TCR da equipe gaúcha MC Tubarão, que já está inscrito no campeonato sul-americano de carros turismo 2021, com o piloto Guilherme Reischl.
“O calor realmente foi infernal. Confesso que mesmo estando bem preparado fisicamente, não foi fácil completar mais de 100 voltas na pista gaúcha, onde realizamos testes em condições extremas para os pneus, simulando condições de treinos de classificação de grid de largada e de corrida”, explicou Nonô Figueiredo, que vai comandar do lado de fora da pista um outro Audi RS3 LMS TCR da sua nova equipe, a Cobra Racing.
Além da larga experiência internacional e no país de Nonô em pilotar carros de turismo, onde foi campeão do Brasileiro de Marcas e Pilotos de 2016 e vice-campeão de 2017, em sua própria equipe, os testes de pneus no Velopark foi supervisionado pelo espanhol Samuel Canca, engenheiro que foi contratado oficialmente pela categoria TCR South America porque já vem trabalhando em diversas competições da importante categoria turismo no mundo, praticamente desde o seu início, em 2015.“Com o diretor técnico Samuel Canca do nosso lado, vai ficar muito mais fácil e rápido ter as mesmas condições de equilíbrio e competitividade em nosso continente, como já ocorre na maioria dos 30 certames homologados de TCR no mundo, além dos campeonatos europeu e mundial. Isso já ficou evidente neste primeiro contato oficial dentro de uma pista que tivemos com ele”, explica Nonô.
O teste de pneus no Velopark teve seu início pela manhã, para verificação dos componentes do carro e as condições do circuito. A seguir, foram realizadas quatro simulações de tomadas de tempo, experimentando três compostos de três fabricantes diferentes.
No período da tarde, Nonô Figueiredo realizou distintas simulações de corrida, também com compostos variados e produzidos pelos três fabricantes. O objetivo foi o de determinar a durabilidade dos pneus. Ao todo, foram realizadas três simulações de corrida, cada uma com 30 minutos de duração, na qual foi usado o jogo de pneus de cada fornecedor.
Nos próximos dias serão realizados novos testes para ser anunciado oficialmente o fornecedor de pneus para a primeira temporada do TCR South America 2021, que está prevista começar entre os dias 7 e 9 de maio, no Brasil.
Além dessa 1ª etapa, o nosso país sediará mais duas seguidas, entre os dias de 11 a 13 de junho e de 23 a 25 de julho. A 4ª etapa acontecerá no Uruguai (30 de julho a 1º de agosto), enquanto as três etapas seguintes serão na Argentina, sendo a 5ª de 27 a 29 de agosto, a 6ª de 10 a 12 de setembro e a 7ª de 16 a 17 de outubro. Já a 8ª e última etapa do TCR South America 2021 será disputada no Chile, entre os dias 12 a 14 de novembro.
O novo TCR South America 2021 será a maior competição, até hoje, de carros turismo em nosso continente. O regulamento define que as especificações técnicas dos carros concorrentes tenham motor máximo 2.0 turbo, baseado no de rua, com 350 cavalos de potência e câmbio sequencial de 6 marchas. Estão homologados praticamente 16 modelos esportivos das marcas Alfa, Audi, Seat, Honda, Hyunday, KIA, Lada, Fiat, Peugeot, Opel, Renault, Subaru e Volkswagen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário