Com a etapa inaugural confirmada entre os dias 7 e 9 de maio em nosso país, a nova categoria de turismo do automobilismo sul-americano dá o seu primeiro passo oficial nesta segunda-feira (11/01), na pista do Velopark (RS), onde será realizado pelo piloto Nonô Figueiredo os testes que definirão os pneus a serem utilizados no campeonato TCR South America 2021.
Com larga experiência em carros de turismo no automobilismo internacional, Nonô pilotará nesta segunda-feira (11/01), o Audi RS3 LMS TCR da equipe gaúcha MC Tubarão, com o qual pretende completar 155 voltas na pista de 2.278 metros do Velopark, utilizando 24 pneus especiais de competição de três marcas diferentes.
“Vamos andar bastante. É um programa muito extenso para um dia e estou contente em participar dessa atividade sob a supervisão do espanhol Samuel Canca, engenheiro que vem trabalhando no desenvolvimento de diversas competições de TCR no mundo. Desde 2015, a categoria vem tendo sucesso em aproximadamente 30 certames homologados pelos seus organizadores, além dos campeonatos europeu e mundial”, explica Nonô.
O experiente piloto do primeiro teste de pneus da TCR South America 2021, Nonô Figueiredo, vai ter a sua própria equipe no novo campeonato de carros turismo, porém, vai comandar ela do lado de fora.“O Audi RS3 LMS TCR da Cobra Racing, minha nova equipe, deve chegar até o final deste mês. Assim, utilizaremos, no Velopark, o carro do piloto Guilherme Reischl, com todo o suporte da competitiva equipe MC Tubarão. Pela minha experiência, ser escolhido para fazer esse primeiro teste de pneus da categoria, é uma honra. Porém, desde 2018, assumi novos e importantes passos no automobilismo como diretor esportivo de pilotos e equipes, na Stock Car e na Porsche Cup. Agora vou incrementá-lo ainda mais voltando a ser dono e chefe de um importante time no TCR South America”, confirma Nonô.
Para esse teste de pneus desta segunda-feira, o ex-piloto e diretor esportivo da nova Cobra Racing fez um briefing por videoconferência com o piloto argentino Esteban Guerrieri, que tem muita quilometragem com os carros da TCR. Competindo com um Honda Civic Type R TCR no World Touring Car Cup, onde classificou em 3º, 2º e 4º lugares nas três últimas temporadas, respectivamente, Guerrieri passou informações importantes para Nonô Figueiredo.
O novo TCR South America 2021 será a maior competição, até hoje, de carros turismo em nosso continente. O regulamento define que as especificações técnicas dos carros concorrentes tenham motor máximo 2.0 turbo, baseado no de rua, com 350 cavalos de potência e câmbio sequencial de 6 marchas. Estão homologados praticamente 16 modelos esportivos das marcas Alfa, Audi, Seat, Honda, Hyundai, KIA, Lada, Fiat, Peugeot, Opel, Renault, Subaru e Volkswagen.
O campeonato realiza sua temporada de estreia com um calendário de oito etapas com 14 corridas. Seis etapas com duas corridas por fins-de-semana e, duas etapas, com 1 corrida de 200 km cada uma, onde os pilotos dividirão o carro com um convidado. A competição sul-americana passará por quatro países, na seguinte ordem de disputas: três no Brasil, uma no Uruguai, três na Argentina e a final no Chile, prevista entre 12 a 14 de novembro. Todas as corridas terão transmissão ao vivo pela tv e pelas mídias sociais da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário