sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Qual é o legado do milésimo gol do Pelé?

O maior jogador de futebol de que se tem notícias, aposentou as chuteiras na década de 1970. Sua fama é mundial e os títulos de Rei do Futebol e craque do século 19 serão eternos. Nesta sexta-feira, dia 23, Pelé completa 80 anos, e o mundo rende homenagens ao desportista mais extraordinário de que se tem notícias.

Numa carreira incrível dentro de campo, que entre feitos inimagináveis chegou a 1283 gols, um deles marcou o mundo: o milésimo gol. Com o Maracanã lotado o momento histórico foi televisionado e o Rei chamou a atenção de todos para uma causa urgente: “Vamos proteger as criancinhas necessitadas". Em plena ditadura e em um Brasil muito mais desigual do que atual, Pelé plantou uma sementinha, que floresceu em 2005, em Curitiba e se transformou no legado do Rei.  

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP) é o único projeto social do mundo formalmente apadrinhado por Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé. O Instituto integra o Complexo Pequeno Príncipe que inclui o Hospital Pequeno Príncipe, maior hospital pediátrico do Brasil e a Faculdades Pequeno Príncipe, especializada em formação em saúde.

O Rei deixou os gramados, mas seu nome e seus gols jamais serão esquecidos. E, da parceria com o jogador, surgiram nos últimos anos projetos que ajudam a financiar pesquisas e a dar esperança para meninos e meninas. "Eu só jogo em time vencedor. Me orgulho muito de fazer parte desta equipe", declarou Pelé, no lançamento do Instituto.

Com a parceria, Pelé eternizou também a garantia do seu legado em prol das crianças. Com uma equipe altamente capacitada com 16 pesquisadores, mais de 50 alunos de mestrado e doutorado, 70 estudos em desenvolvimento e mais de uma centena de pesquisas publicadas em diversas revistas científicas como a Sciense – só em 2019, foram 63 publicações -, o Instituto tem oferecido contribuições importantes para salvar e melhorar as vidas de crianças e adolescentes acometidos por doenças graves em sete linhas de pesquisa (leia no box abaixo).

“Fazer pesquisas no Brasil é um grande desafio. Contar com o Pelé nos abre infinitas portas e também é uma oportunidade para ele garantir seu legado em prol das crianças. As pesquisas desenvolvidas no Instituto têm aplicação direta na melhoria da vida das crianças atendidas nas unidades assistenciais”, diz o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro Carneiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário