sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Campeã na esgrima, Naira Sathiyo quer levar aprendizado no esporte para a Câmara Municipal

Por meio da esgrima, a paulistana Naira Sathiyo, 24, representou o Brasil em torneios mundo afora. E ela agora almeja empregar os ensinamento obtidos nesse esporte em um novo desafio: a área política.

Candidata a vereadora pelo Partido Novo em São Paulo, Naira foi praticante da esgrima dos 9 aos 22 anos. Ela chegou quase que por acaso ao esporte, ainda pouco praticado por brasileiros.

O primeiro contato foi ainda aos seis anos, quando acompanhou o irmão mais velho, à época com dez, em treinamentos no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

”Eu gostava muito de assistir e tinha muita vontade de praticar também, mas como meu pulso era muito pequenininho precisava chegar aos 10 anos. Com 9 anos iniciei os treinos de maneira super assídua e pouco tempo depois fui participar de uma competição infantil em um dos maiores clubes esportivos do Brasil. Naquela oportunidade eu ganhei medalha e o técnico me chamou para treinar representando o clube”.

Ao longo desse período de competição em alto nível, Naira se tornou pentacampeã nacional e campeã sul- americana na modalidade. E algo que começou como uma atividade visando a saúde física e mental deixou um legado que ela quer levar para a política.

“Esse período como atleta formou meu caráter e o meu modo de ver os desafios. O fato de aprender a ganhar, aprender a perder e sempre respeitar o adversário me forjaram para o mundo da política, sempre priorizando o diálogo e respeitando quem pensa diferente”.

A bandeira principal de Naira é a educação. Advogada de formação, é filha de uma ex-professora e de um ex-metalúrgico. Passou boa parte do ensino básico em escola pública, mas sempre contou com o apoio da mãe, que a levava para tentar bolsas de estudo nos principais colégios paulistanos.

Em uma dessas tentativas, conseguiu ingressar em uma boa escola e obteve a base necessária para ingressar com bolsa 100% do Prouni no curso de Direito da PUC-SP, onde se formou. Entre as ações já empreendidas na educação, Naira ajudou a fundar um cursinho que prepara jovens de baixa renda para processos seletivos que dão acesso a bolsas de estudos.

“Eu senti na pele a diferença de ensino que nós temos, senti na pele os vários Brasis que a educação tem. A oportunidade que recebi na adolescência construiu toda minha trajetória e da minha família até hoje. Uma formação de qualidade me forjou como pessoal e profissional”, destaca a advogada e agora postulante a uma vaga no Legislativo paulistano.

Um comentário: