sexta-feira, 10 de junho de 2022

Yaras vencem todas as partidas e vão à semifinal contra a grande rival Argentina

A Seleção Brasileira Feminina confirmou seu favoritismo e venceu hoje (10) as três partidas do primeiro dia da 21ª edição do Sul-americano de Sevens Feminino, em Saquarema, no Rio de Janeiro. A campeã do torneio se classificará automaticamente para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.

                                                               Crédito: Fotojump / CBRu

As Yaras, como são apelidadas no mundo do rugby, enfrentarão na semifinal de amanhã (11), às 10h44, a rival Argentina. A outra semifinal será decidida às 11h06 entre Paraguai e Colômbia, que também está invicta no torneio, com duas vitórias e empate.

Os jogos são realizados no Estádio Elcyr Resende de Mendonça e transmitidos com exclusividade pelos canais ESPN e pela plataforma de streaming Star+. A competição é organizada pela Sudamérica Rugby, com o apoio da Condeferação Brasileira de Rugby e da Prefeitura de Saquarema.

As Yaras superaram com facilidade a Guatemala por 49 a 5, o Uruguai por 37 a 0 e o Paraguai por 32 a 0. A maranhense e veloz Thalia Costa foi a atleta brasileira que mais assinalou tries (6). Também marcaram tries nesta primeira fase Marcelle Souza (4), Gabriela Lima (4), Rafaela Zanellato (4), Marina Fioravanti (2), Andressa Alves (1) e Larissa Alves (1).

“Superamos a dificuldade inicial com a defesa colocando mais impacto na disputa pela bola. Assim conseguimos dar fluidez ao ataque a vencemos bem nossas adversárias com um bom padrão de jogo. Vamos buscar nos manter neste nível e impor nosso estilo”, comentou a jogadora de defesa Aline Furtado.

Histórico – As Yaras são patrocinadas pela TIM e integraram neste ano a primeira divisão mundial. No nível continental, o Brasil vai em busca do seu 20º título sul-americano da categoria. O domínio é tamanho que elas ganharam 19 das 20 edições deste torneio, todas as vezes de modo invicto. Isto é, o Brasil jamais foi derrotado numa partida válida pela competição. A única edição que não teve participação brasileira foi em 2015, quando o torneio valia vaga nos Jogos Olímpicos – e o Brasil já estava garantido.

O último título das Yaras foi comemorado em novembro passado no Uruguai, onde as brasileiras bateram na final as colombianas por 36 a 5. As duas seleções se credenciaram para a Copa do Mundo de Sevens, que será disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022. As Yaras já estiveram como única representante sul-americana nas edições de 2009 (Dubai), 2013 (Moscou) e 2018 (São Francisco) e agora irão acompanhadas das colombianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário