quinta-feira, 16 de junho de 2022

Gustavo Borges fala sobre valores do esporte na formação humana no podcast EducaCSA

 O 10º episódio do EducaCSA, podcast do Colégio Santo Américo, traz a participação muito especial do medalhista olímpico Gustavo Borges, que conversa com o Coordenador de Educação Física do colégio, Ricardo Arakaki Miadaira, sobre os valores do esporte na formação humana dos alunos, sobre as oportunidades acadêmicas que surgem por intermédio da prática esportiva e, ainda, sobre o esporte como aliado na resolução de questões como foco e disciplina.

Nadador desde a infância, Gustavo Borges fala da importância do esporte como incentivador de muitos aspectos da vida, inclusive o acadêmico.  “Foi a natação que me levou para estudar nos Estados Unidos, em 1990, onde pude me dedicar inteiramente ao esporte”, lembra Gustavo. O atleta contou sobre as diferentes possibilidades de estudar fora do país para quem performa em algum esporte porque as universidades dão preferência a estudantes que se interessam pela prática esportiva.

Ricardo Miadaira, Coordenador de Educação Física do Colégio Santo Américo, aproveitou a conversa para contar sobre o projeto iniciado esse ano, que faz o acompanhamento do desenvolvimento físico e motor dos alunos nas aulas de educação física. “Estamos coletando dados antropométricos, de exercícios coordenativos e de capacidades físicas de todos os alunos. Esses dados serão compilados duas vezes por ano, mostrando o gráfico de desenvolvimento anual do aluno e suas performances esportivas. Essa ficha poderá ser um importante documento para os alunos que fazem application para estudar fora do país”, explica Miadaira.

Gustavo Borges e Ricardo Arakaki Miadaira falam, ainda, sobre o sedentarismo entre os jovens. “O Brasil é o 5º país mais sedentário do mundo e por isso é tão importante que as escolas incentivem a prática e a mudança de hábitos”, diz o medalhista olímpico. “No Santo Américo o esporte é incentivado desde a Educação Infantil e, além das aulas de educação física, oferecemos 18 cursos extracurriculares voltado ao esporte”, complementa Miadaira.

Para finalizar o podcast, os dois participantes do EducaCSA exploram valores como foco, disciplina, respeito e responsabilidade, presentes na rotina do esportista e fundamentais para sua formação como cidadão. “O esporte ensina a ser protagonista da sua vida e traz para o dia a dia palavras incentivadoras como ousadia, criatividade e persistência, que fazem com que o atleta aprenda a não desistir de atingir seus objetivos”, finaliza Gustavo Borges.

Nenhum comentário:

Postar um comentário