sábado, 26 de março de 2022

“1999: A Conquista da América” estreia dia 31 de março nos cinemas

“1999 – A Conquista da América” representa a conclusão de uma saga de documentários palestrinos, sucedendo “12 de junho de 1993 – O dia da paixão palmeirense” e “Palmeiras - O Campeão do Século”, todos produzidos pela Canal Azul. O longa imerge o público no universo da Libertadores da América, remonta os esquadrões palmeirenses da Primeira e Segunda Academia, leva ao público palestrino e a todo amante do esporte bretão as decepções e lágrimas anteriores à glória eterna. 

Dirigido por Marcela Coelho, Mauro Beting, Ricardo Aidar e distribuído pela Elo Company, o longa será lançado no dia 31 de março no Espaço Itaú de Cinema Pompéia - Shopping Bourbon, em São Paulo, e terá sessões às 16h30 e 20h30.

Com depoimento de grandes nomes do esporte como Ademir da Guia, Dudu, César Maluco, Leivinha, Cafu, Felipão, Paulo Nunes, Evair, Marcos, Alex, assim como de ilustres torcedores como Thiago Ventura, Rincon Sapiência, Roberto Avallone e Domenico Gatto, o filme passa por importantes marcos na história do time: as derrotas de 1961 e 1968, frente ao Peñarol e Estudiantes de La Plata; A goleada no poderoso Boca Juniors, o embate contra o Grêmio das quartas de final em 1995 e a conquista da Copa Mercosul, em 1998; a preparação do elenco por Scolari, as contratações, a pressão da torcida, o pênalti para fora de Zapata no Estádio Palestra Italia e muito mais.

SINOPSE 

1999 – A Conquista da América” tem como missão documentar não só a história de um campeão, mas do futebol sul-americano nos primeiros 40 anos de Libertadores da América. Não produzimos nas telas o tanto que fizemos nos campos da Terra. O Brasil é difundido e muitas vezes compreendido no mundo pelo que faz no futebol. As conquistas mundiais são conhecidas. Mas as duríssimas lutas no próprio continente ainda não são devidamente pesquisadas, estudadas, editadas, contextualizadas. 

Ainda mais as de um clube especial como o Palmeiras. Fruto do amor pelo futebol e da passione dos italianos que fizeram de São Paulo a mais italiana cidade do mundo. História que começou em 1914 e escalou num mesmo time os oriundi filhos e netos da Mamma Itália, os migrantes que fizeram a maior cidade do continente, e os cidadãos muitas vezes mais palestrinos-palmeirenses que paulistanos. Torcedores de uma das cinco maiores nações do país cinco vezes campeão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário