Grande apoiadora do futebol nacional, a distribuidora de combustíveis ALE definiu uma das ações de marketing para este ano. A companhia renovou a parceria de sucesso com a Copa do Nordeste e segue como a patrocinadora oficial da maior competição regional do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. Os jogos da primeira rodada serão realizados no dia 22 de janeiro.
A estratégia reforça, mais uma vez, a presença da ALE no marketing esportivo e o fortalecimento da marca no Nordeste, uma das regiões mais relevantes para a companhia. Além da sede em Natal (RN), atualmente a companhia mantém cerca de 500 postos de combustíveis e serviços com a marca ALE nos nove estados nordestinos. “O Nordeste segue como uma das nossas principais áreas de atuação e o patrocínio ao campeonato vai ao encontro da ampliação da visibilidade da nossa marca e das metas de crescimento da companhia no país”, destaca o diretor de Marketing e Varejo da ALE, Diego Pires.
Também conhecida por “Lampions League”, a Copa do Nordeste tem obtido resultados expressivos em audiência e público. Segundo Pires, as oportunidades de ativações presenciais, com a retomada do acesso dos torcedores aos estádios, serão uma das formas de ampliar o relacionamento com consumidores, clientes e equipe dos postos. “No início do ano passado, em função das restrições com a pandemia, nossas ações ficaram concentradas em ambiente digital. Agora, temos a possibilidade de também retomar as ações presenciais”, declara Pires.
A Copa do Nordeste 2022 tem final prevista para abril. “Seguiremos unindo o digital ao físico em ações exclusivas para conectar torcedores e revendedores em mais uma superedição da Copa do Nordeste”, afirma o diretor de Marketing e Varejo da ALE.
Ativações digitais marcaram Copa do Nordeste 2021
A edição de 2021 foi marcada pelo desenvolvimento de ações digitais ao explorar diferentes canais para atender os torcedores, impossibilitados de acompanharem as equipes no estádio. Nas redes sociais oficiais da ALE no Instagram e no Facebook, editorias acompanharam as rodadas e publicaram curiosidades sobre o futebol na região. O quadro #QueSaudade, por exemplo, abordou grandes esquadrões do Nordeste.
Além disso, foram desenvolvidas ações de marketing de influência para reverberar ainda mais o conteúdo. O humorista e streamer Rudy Landucci, que já fez participações especiais em emissoras de TVs aberta e fechada, fez diversas ações em seu canal na Twitch. Ele recebeu convidados para falar dos jogos da rodada, interagiu com torcedores no chat, além de fazer surpresas e imitações que combinaram entretenimento e informação. Outro quadro de bastante sucesso foi o Narrazoeira, que simulou um grupo de WhatsApp com imitações que comentaram a rodada e cobertura “in loco” da decisão da competição.
Para surpreender os proprietários de postos, a ALE também colocou em campo uma estratégia que levou, para dentro da casa dos convidados, a experiência de estar em um camarote nos estádios. A “Torcida virtual ALE” incluiu interações exclusivas com ex-craques de renome nacional e um kit especial para os revendedores assistirem aos jogos da semifinal e final do campeonato.
Os jogos transmitidos aos convidados da ALE contaram com participações especiais, entre eles o comediante Edson Junior, primeiro campeão brasileiro de “stand up comedy” eleito pelo Risadaria, maior festival de humor da América Latina. O humorista foi o mestre de cerimônias do evento virtual, responsável por animar a torcida. Além disso, ex-jogadores conhecidos nacionalmente (Careca, Vampeta e Amaral) marcaram presença nas transmissões em um bate-papo exclusivo com os convidados ALE.
Estratégias da ALE no futebol e eSports
A paixão nacional está no DNA da ALE, que segue como patrocinadora oficial do Corinthians neste ano. A marca está estampada na parte frontal superior das camisas oficiais da equipe masculina de futebol profissional do Timão.
Em 2021, a ALE também deu início a um projeto que marcou a entrada da companhia no universo de eSports. A empresa criou uma equipe com três dos melhores jogadores de Fifa da atualidade—formada pelos proplayers Spider Kong (Miguel Bilhar), Rodrigol (Rodrigo Hashimoto) e Rafifa (Rafael Fortes)—, que disputaram partidas, ao longo de quatro meses, com gamers de todo o Brasil, além de dar dicas e interagir com a comunidade na plataforma de transmissões ao vivo Twitch. “O ano de 2021 foi muito especial para a ALE; desenvolvemos iniciativas para gerar visibilidade da marca em outros meios e para a empresa se posicionar como viabilizadora e incentivadora do esporte no Brasil”, destaca Diego Pires.
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