No próximo domingo, dia 22 de novembro, o Esporte #EmCasaComSesc traz o nadador Daniel Dias. Fenômeno nas piscinas, o esportista é o maior medalhista paralímpico brasileiro. Só nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016, ganhou quatro medalhas de ouro, três pratas e dois bronzes, completando um total de 24 medalhas na carreira olímpica. Ele também é o atual recordista mundial em seis provas.
A educadora Janaina Lopes, do Sesc São Paulo, participa da transmissão. Formada em Educação Física pela Unesp há 10 anos, está há seis no Sesc Pinheiros, onde trabalha com modalidades como práticas aquáticas, esporte jovem, futsal e ginástica multifuncional (GMF).
A transmissão ao vivo é realizada pelo Sesc São Paulo no canal do YouTube Sesc São Paulo e no perfil do Instagram Sesc Ao Vivo. A série Esporte #EmCasaComSesc apresenta performances esportivas com atletas, ex-atletas e profissionais do esporte, com a participação de educadores físicos das unidades do Sesc de todo o estado para praticantes de todos os níveis. O acesso é gratuito e sem necessidade de cadastro.
Daniel de Faria Dias nasceu em 1988, em Campinas, com má formação congênita nos membros superiores e perna direita. Fã de esportes, descobriu o paradesporto ao ver o nadador Clodoaldo Silva na televisão, competindo nas Paralimpíadas de Atenas, em 2004. Animado, começou a fazer aulas de natação e em oito sessões já tinha aprendido todos os estilos. Dois anos depois, em 2006, participava do seu primeiro Mundial de Natação, em Durban, na África do Sul.
A partir dali, a carreira decolou a ponto de passar a ser conhecido como o "Michael Phelps Paralímpico". Dias conquistou 24 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 e se tornou o recordista mundial em seis provas. E não pensa em parar: está treinando forte para os Jogos de Tóquio, adiados para 2021.
Em Jogos Parapan-Americanos (Rio 2007, Guadalajara 2011, Toronto 2015 e Lima 2019), o nadador conquistou 33 medalhas, todas de ouro. Em Campeonatos Mundiais de Natação (Durban 2006, Eindhoven 2010, Montreal 2013, Glasgow 2015, Cidade do México 2017 e Londres 2019), chegou à marca histórica de 40 medalhas, sendo 31 de ouro.
Atualmente, Dias reside e treina em Bragança Paulista (SP), é casado e pai de três filhos. De sorriso aberto, ele também divide o tempo fazendo palestras motivacionais e administrando o Instituto Daniel Dias, que criou em 2014 com o objetivo de oferecer treinamentos de natação a pessoas com deficiência de Bragança Paulista e região – atualmente são 30 atletas atendidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário