Com o mote #ASUAVIDAVALETUDO, a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson, acaba de lançar uma campanha para alertar a população masculina sobre o câncer de próstata, o segundo tipo de tumor mais frequente em homens no Brasil. Para isso, conta com o técnico de futebol Dorival Jr., que venceu o jogo contra a doença, como embaixador da iniciativa. O contrato entre o técnico de futebol e a farmacêutica foi negociado pela agência de marketing esportivo Wolff Sports.
A campanha propõe uma metáfora que relaciona o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer com um jogo de futebol, no qual é preciso ter foco na vitória, organizando as táticas de defesa e ataque a todo o tempo para segurar o placar, sem baixar a guarda por achar que o jogo está ganho. Ou seja, cria uma conexão com uma das principais paixões nacionais para educar e engajar a população no combate à doença.
Sabe-se que os homens são mais resistentes aos exames de rotina e, em muitos casos, mesmo depois de apresentarem os sintomas de uma doença, postergam a ida ao médico. Quando o tema é câncer de próstata, esse cenário é ainda mais grave. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, 51% dos entrevistados que têm câncer de próstata metastático descobriram a doença em estágio avançado e 67% conheciam pouco ou nem conheciam a doença antes do diagnóstico. E um em cada três homens nunca buscou o médico como medida preventiva. O levantamento mostra, ainda, que os homens demoram cerca de seis meses para procurar ajuda depois do aparecimento dos primeiros sintomas como fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar com frequência à noite e dores na região do quadril, das coxas e do ombro.
“Cuidar da saúde da próstata é algo que deve ser inserido de maneira perene na rotina dos homens com mais de 50 anos, com exames preventivos e visitas regulares ao médico. Isso é fundamental não só para aumentarem as chances de um diagnóstico precoce, mas também para que aqueles que já detectaram a doença possam evitar ou retardar complicações, como recaídas ou até mesmo a metástase”, afirma o Dr. Diogo Bastos, oncologista do Hospital Sírio Libanês e Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
A página oficial da campanha traz informações sobre o câncer de próstata e a jornada de seus pacientes, além de conteúdos como o vídeo manifesto da ação e uma cartilha informativa que será enviada aos sócios-torcedores de alguns times brasileiros e que pode ser compartilhada para aumentar ainda mais a disseminação de informações de qualidade sobre o tema. Todas as ações e os conteúdos da campanha podem ser acompanhadas pelo Facebook, Instagram e LinkedIn da Janssen Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário