Às vésperas das Paralimpíadas de Paris, o Programa de Desenvolvimento Paralímpico chega a São Paulo com o objetivo de promover e incentivar a prática esportiva entre pessoas com deficiência. Criado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esportes e da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o projeto oferece suporte e capacitação técnica para profissionais de educação física em oito modalidades paradesportivas. A iniciativa será realizada entre os dias 26 e 29 de agosto, na Vila das Belezas, zona sul da cidade.
“Estamos entusiasmados em realizar mais uma edição deste projeto, que fortalece o vínculo entre potencial e oportunidade”, afirma a secretária de Estado de Esportes, Helena Reis. “O Brasil é uma potência no paradesporto, com conquistas em Olimpíadas e Mundiais. Contudo, isso representa apenas a ponta do iceberg. É fundamental investir mais na base da pirâmide, no surgimento de novos atletas e projetos. Encaro este curso de capacitação como uma chance valiosa para promover uma cultura esportiva ainda mais inclusiva no país”, completa.
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico tem como meta descentralizar o conhecimento e oferecer oportunidades para conhecer o esporte paralímpico em todas as regiões do estado de São Paulo. O programa proporciona aos profissionais de educação física uma capacitação técnica abrangente, com conhecimentos teóricos e práticos sobre o esporte paralímpico.
“O Programa de Desenvolvimento Paralímpico é uma das principais iniciativas do governo estadual voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Ele não apenas impacta positivamente ao ensinar professores a incluírem alunos com deficiência nas atividades físicas, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
As aulas práticas da capacitação cobrirão conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e desenvolver o processo educativo-esportivo em oito modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, tênis de mesa, voleibol sentado e natação. Esta iniciativa é uma parceria entre as secretarias estaduais de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Professores de educação física das redes pública e privada, alunos do último ano de graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas (clubes, entidades e associações) da capital e Região Metropolitana de São Paulo podem se inscrever através deste link ou presencialmente no local do curso, conforme disponibilidade. Os participantes receberão certificados ao final da capacitação.
As aulas ocorrerão no CEU Casa Blanca: R. João Damasceno, 85 - Vila das Belezas, São Paulo, entre os dias 26 e 29 de agosto.
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
O Programa de Desenvolvimento Paralímpico, lançado em 2021, já capacitou 6,7 mil profissionais de educação física em mais de 50 cidades do Estado de São Paulo. Com um desempenho notável no ano passado, onde 3,8 mil profissionais foram capacitados, a iniciativa está passando por 36 cidades neste ano, e já contou com a participação de mais de 3 mil participantes, até o momento.
Próximas Etapas:
São Sebastião: 03 a 06 de setembro
Ribeirão Preto: 10 a 13 de setembro
Cajati: 17 a 20 de setembro
Piracicaba: 24 a 27 de setembro
Itanhaém: 01 a 04 de outubro
São José do Rio Preto: 22 a 25 de outubro
Nenhum comentário:
Postar um comentário