sexta-feira, 19 de julho de 2024

Atletas de São Paulo são destaques do triatlo nos Jogos Olímpicos de Paris

 O triatlo, incluído no programa dos Jogos Olímpicos a partir de 2000, será uma das atrações nos Jogos Olímpicos de Paris no fim de julho e começo de agosto. As provas terão como base a Ponte Alexandre III, sendo que o individual masculino será no dia 30 de julho, a partir das 08h00 local (03h00 em Brasília), ficando o feminino para o dia seguinte, no mesmo horário. Os atletas encerrarão a participação no dia 8 de agosto, com o revezamento misto.

A delegação brasileira em Paris contará com quatro atletas: Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes, no feminino, e Manoel Messias e Miguel Hidalgo, no masculino. Eles enfrentarão os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, além do revezamento, no qual cada um dos atletas faz um circuito de triatlo XS – nele, dois homens e duas mulheres se revezam cumprindo cada um 300 m de natação, 6,8 km de ciclismo e 2 km de corrida.

A equipe que buscará o pódio olímpico confirma a força do triatlo paulista, uma vez que três deles representam clubes de São Paulo. Djenyfer e Miguel são do Esporte Clube Pinheiros, enquanto Manuel é do Sesi. Além disso, a comissão técnica ainda conta com dois treinadores do Estado, Marcelo Ortiz (Pinheiros) e Reinaldo Colucci e o fisioterapeuta Gustavo Meliscki. O grupo ainda contará com um apoio para lá de especial da triatleta Luisa Baptista, que se recupera após um grave acidente e estará incentivando os colegas.

E o “time paulista” estará em terras francesas com excelente retrospecto. Djenyfer, que é gaúcha de nascimento, foi ouro no revezamento misto do Pan de Santiago, no ano passado, bronze no individual no Sul-Americano de Assunção em 2022. Hidalgo, nascido em Salto (SP), foi ouro no individual e revezamento misto no Pan de Santiago (23) e Sul-Americano de Assunção (22), e ainda venceu a etapa de Brasília da Copa do Mundo de Triatlo (23) no individual. Já Manoel, natural de Fortaleza (CE) ganhou o ouro no revezamento misto nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (23) e Lima (19), além de prata no individual também em 2019.

O presidente da Federação Paulista de Triathlon, Rychard Hryniewicz Junior, ressalta o papel de destaque do estado na modalidade. “Os clubes de São Paulo realizam um grande trabalho de descoberta e preparação de atletas para o alto rendimento. Trabalho que beneficia não só os talentos do estado, como também aqueles que se destacam em projetos sociais de outras regiões do Brasil. Dos três triatletas federados por São Paulo em Paris, por exemplo, apenas um é nascido aqui", destaca.

Isso mostra como o estado tem essa característica acolhedora e de liderança. A possibilidade de treinar em um clube como o Sesi ou o Pinheiros, acaba motivando atletas de todo o Brasil a darem o seu melhor. E estando aqui, a grande quantidade de competições também ajuda na preparação. São Paulo dá as oportunidades para que todos possam mostrar ou desenvolver o seu talento”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário